Terminou nesta quinta-feira (15), em Juazeiro, o V Encontro de Carrancas, realizado pela Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco, com apoio do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e da Agência Peixe Vivo. Representantes dos órgãos e organizações da sociedade civil da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Minas Gerais (estados que fazem parte da Bacia), que compõem o programa de educação e fiscalização ambiental, estiveram presentes em dois dias de atividades intensas, com treinamento voltado para a aplicação do Plano de Indicadores de Desempenho da FPI, que foi desenvolvido com metodologia própria, a partir da colaboração de muitas mãos, especialmente para o programa.
Os indicadores serão aplicados de modo a aferir os resultados das ações realizadas não apenas durante as etapas de campo, mas também ao longo dos desdobramentos. O objetivo é ter resultados palpáveis que possam melhorar a qualidade ambiental da bacia e dos povos que dela fazem parte. O evento também proporcionou uma ampla troca de conhecimento entre Promotores, Procuradores, técnicos e profissionais das diversas áreas que estiverem presentes.
“Foi de grande sucesso esse trabalho, muito apoiado pelos órgãos que formam a FPI, representados através de pessoas comprometidas e que, sem dúvida, são
muito importantes na construção e aperfeiçoamento do nosso programa de proteção ambiental. Sempre temos como melhorar, de forma a aperfeiçoar a entrega dos resultados para a sociedade e para a Bacia do São Francisco, que tanto precisa dessa melhoria, e o Velho Chico, tão importante para tantas vidas”, avisou a coordenadora-geral da FPI, a promotora de Justiça e Meio Ambiente do Ministério Publico da Bahia, Luciana Khoury.

